Região de Camaquã retorna para bandeira laranja
A microrregião Guaíba, que compreende os municípios das regiões Costa Doce e Carbonífera, foi classificada em bandeira laranja, no mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado. A alteração, que flexibiliza o funcionamento do comércio em Camaquã, foi anunciada em pronunciamento do governador Eduardo Leite, realizado no final da tarde desta segunda-feira (10).
Na última sexta-feira, a bandeira vermelha no mapa preliminar pegou a região de surpresa. Nem mesmo a criação de uma microrregião, desvinculando o município da Região Metropolitana de Porto Alegre, foi suficiente para flexibilizar a bandeira. Deste então, os gestores da região passam a trabalhar em recursos e já demonstravam otimismo quanto à flexibilização.
Além de Camaquã, também migram para a bandeira laranja os demais municípios da Costa Doce e da Região Carbonífera. Ao todo, 19 municípios integram a microrregião, que tem 40 leitos de UTI, divididos entre Camaquã, Guaíba, Charqueadas e São Jerônimo. A bandeira laranja flexibiliza o comércio varejista não essencial que, desde a última semana, podia trabalhar somente entre quarta e sábado, das 10h às 16h. Já os restaurantes, que podiam funcionar apenas no horário do meio-dia, agora tem seu horário estendido.
Acesse o MODELO DE DISTANCIAMENTO CONTROLADO DO RS - BANDEIRA LARANJA