Perdas patrimoniais de empresas gaúchas

As perdas podem chegar a R$10 BILHÕES em razão das enchentes
23/05/2024

As enchentes no Rio Grande do Sul têm impactado profundamente as empresas gaúchas. Segundo estudos da Fecomércio-RS, os prejuízos patrimoniais já somam aproximadamente R$10 bilhões, afetando cerca de 66 mil estabelecimentos nos setores de comércio, serviços e indústria.

A avaliação da entidade traz dois recortes da crise enquanto às perdas. Em uma primeira análise, realizada com base em imagens de satélite, a entidade aponta que são cerca de 33 mil estabelecimentos diretamente afetados pelos alagamentos nos setores de comércio, serviços e indústria. A perda de ativos é calculada em R$5 bilhões. O levantamento não inclui micro e pequenas empresas que funcionam em domicílios residenciais, nem municípios que sofreram maior impacto de enxurrada do que de alagamentos.

Já em um segundo recorte, que considera o número de CNPJs, entre matrizes e filiais, concentrados nos 46 municípios em estado de calamidade pública, as perdas avaliadas são maiores. A Fecomércio-RS calcula que 10% dos 661.159 CNPJs ativos nessas cidades tenham sido diretamente afetados pelas enchentes. Seriam 66 mil estabelecimentos empresariais impactados (54,5 mil do comércio de bens e serviços). Nesse cenário, as perdas patrimoniais chegam a cerca de R$10 bilhões, sendo R$8 bilhões referentes a comércio e serviços.

#Perdas #Prejuizos #enchentes