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Intenção de consumo reduz, mas satisfação com renda é a maior desde 2015

18/07/2024

No Rio Grande do Sul, crise climática ainda impacta o índice, que caiu 4% em julho

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,2% em julho, descontados os efeitos sazonais. Esse é o primeiro resultado negativo desde o começo do ano da ICF, apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na análise anual, o crescimento foi de 2,3%, a menor taxa desde junho de 2021. Ainda assim, a ICF permanece na zona de satisfação, aos 101,5 pontos.

A satisfação com a renda atual aumentou 0,2%. Com o mercado de trabalho evoluindo e a menor taxa de desocupação desde 2015, a percepção da renda continuou a trajetória de crescimento e atingiu 125,3 pontos, o maior nível desde março de 2015. Por outro lado, o subindicador que mede a perspectiva profissional dos consumidores caiu tanto na comparação mensal (com queda de 1%) como na anual (redução de 6,6%), apesar de a percepção atual sobre o emprego ser 1,5% mais favorável do que em julho de 2023. Em relação ao mês anterior, a perspectiva profissional teve a maior queda, confirmando o impacto do mercado de trabalho no consumo. Isso porque o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) vem desacelerando desde fevereiro, com crescimento acumulado de 3,7% em 12 meses, abaixo dos 4,1% do mesmo período de 2023.

A avaliação dos consumidores em relação ao acesso ao crédito caiu 0,6% em julho, em relação a junho, reafirmando o momento desafiador no mercado de crédito. “O consumidor precisa equilibrar endividamento com controle da inadimplência, como o que temos visto na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic)”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros. Com a piora nas condições do mercado de trabalho e o crédito ainda seletivo, tanto a avaliação sobre o consumo atual como a perspectiva de consumo no futuro caíram (0,4% e 0,6%, respectivamente).

“Mesmo com o desaquecimento do mercado de trabalho e as consequências que isso traz para os próximos meses, ainda há boas perspectivas para a venda de bens duráveis”, acrescenta Tadros. Esse subindicador ficou em 66,6 pontos em julho, com aumento de 1,6% no mês e 10,4% em relação a julho do ano passado.

Perspectiva de consumo sobe para os ricos e desce para os pobres

A intenção de consumo em julho apresentou caminhos distintos entre as faixas de renda analisadas, com queda de 0,4% na percepção das famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos e alta de 0,3% nas com renda acima de 10 salários mínimos. No mesmo sentido, a perspectiva de consumo nos próximos meses aumentou 0,4% entre os brasileiros com maior renda e reduziu 1% entre os de menor renda.

“O sentimento distinto dos dois grupos em relação ao momento atual do mercado de trabalho se espelhou na satisfação com o emprego”  , aponta o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares. A pesquisa mostrou que os mais ricos estão 0,1% mais satisfeitos, enquanto os de menor renda estão 0,6% mais insatisfeitos. Já em relação à perspectiva profissional, o movimento foi diferente, com queda de 0,6% nas famílias de maior renda e estabilidade nas demais.

Gaúchos seguem com intenção de consumo em queda

 A crise climática vivida pelo Rio Grande do Sul em maio teve forte impacto na intenção de consumo, no Estado. Acompanhando o movimento de junho, em julho os efeitos persistiram, com redução de 4% no indicador. Apesar de não ter sido tão intensa quanto em junho (quando a ICF retrocedeu 4,7%), essa foi a segunda maior queda desde outubro do ano passado.

Todos os indicadores caíram nos dois comparativos (mensal e anual), sendo a percepção do momento para compra de duráveis, que caiu 8,6%, o maior destaque mensal. A segunda maior queda foi a da perspectiva profissional, de 8,4%, coerente com o tempo necessário para recuperar os empregos perdidos por causa das enchentes.

Acesse a analise e a série histórica da pesquisa ICF

fonte: Intenção de consumo reduz, mas satisfação com renda é a maior desde 2015 - Portal do Comércio (portaldocomercio.org.br)