Notícias

Estado muda critérios e autoriza abertura do comércio em bandeira vermelha

Decisão foi publicada há poucos instantes pelo twitter do governador Eduardo Leite
04/08/2020 https://grupoahora.net.br/

Após reunião do gabinete de crise e o crescente descontentamento com o modelo de Distanciamento Controlado, o governo do Estado muda os critérios. Pelo twitter, o governador Eduardo Leite confirmou a decisão.

“Com estabilização na demanda por internações em UTI’s, ainda que em patamar elevado, para pacientes com COVID19, estamos alterando protocolos p/ permitir na bandeira vermelha o funcionamento do ‘comércio varejista não essencial’, c/ restrições, de quarta a sábado, das 10h às 16h.

Conforme o governador, o decreto será publicado ainda hoje e já vale a partir de amanhã. O Estado ainda prevê a possibilidade de funcionamento de restaurantes de segunda a sexta-feira apenas no horário de almoço.

A decisão estava encaminhada desde a manhã de hoje, quando prefeitos das 27 regiões gaúchas sugeriram mudanças no sistema de classificação de risco.

Importante observar que municípios podem ter restrições maiores.


Detalhes

Protocolos de bandeira vermelha  - Comércio varejista não essencial (rua e centros comerciais)

– Permite 25% trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores).

– Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento).

– Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.


Restaurantes

–  O atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios.

– Incluir aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

– As modalidades de tele-entrega, drive thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.